FEMININO MONSTRUOSO: Negociando um Corpo Abjeto
Resumo
Trabalho que se propõe a investigar as origens e implicações de um discurso cinematográfico que através de uma semântica sobrecarregada de elementos do horror associa o feminino à figura monstruosa. Considerando a matriz melodramática como um modo de expressão particular que dá origem aos gêneros trabalhados - filme feminino, horror psicológico, e horror moderno - e lhes concede uma linguagem específica, excessiva e espetacular, faz-se uma discussão a respeito das interpelações entre esses gêneros, e a forma como eles organizam, tendo em vista suas diferentes demandas, e dão significado à tal discurso. Denunciamos o processo que reprime a mulher, sua sexualidade e sua subjetividade, separando-a do mundo dos sujeitos, e favorecendo uma simbologia que lhe articula junto ao universo dos seres abjetos, facilitando o deslize semântico que lhe determina como fonte mesmo da monstruosidade. Procuramos, portanto, refletir a respeito das condições que geram tal situação a partir da análise teórica e fílmica, demonstrando os percalços desse processo, bem como apontando suas falhas, locais que dão as condições para a possível reapropriação do feminino.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.