A LINGUAGEM DO TERROR: Os Bastidores da Produção Audiovisual do Estado Islâmico

Jaqueline Aparecida Moraes

Resumo


O Estado Islâmico (EI) é considerado o primeiro grupo terrorista a utilizar a comunicação digital como estratégia para disseminar o fundamentalismo islâmico e atrair novos combatentes para a causa. A organização tornou o terrorismo um produto popular e da moda e conseguiu seduzir corações e mentes de jovens estrangeiros que juraram lealdade ao líder do EI Abu Bark Al-Baghdadi. O audiovisual tem um papel chave na expansão do ‘califado digital’. A máquina de propaganda do Estado Islâmico aposta, principalmente, nos vídeos distribuídos nas redes sociais para atingir a juventude. As produções são elaboradas seguindo a influências da cultura pop ocidental e possuem um forte grau de aprimoramento técnico. Este trabalho investiga o uso da linguagem cinematográfica pelo grupo terrorista e propõe uma reflexão sobre o quanto a comunicação contribuiu para o crescimento do Estado Islâmico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.