FILMAGEM E PRIMEIRA INFÂNCIA: O que podemos aprender com a prática audiovisual de crianças de 3 anos?

Liana Lobo

Resumo


Inserida neste campo emergente de cinema-educação que se concentra em ações com crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, me questiono se é possível o audiovisual como prática com crianças pequenas dentro da Educação Infantil. Sendo assim, relato meu encontro com crianças de 2 a 3 anos na Creche UFF experimentando a câmera filmadora em atividades lúdicas de filmagem e de exploração do ambiente e do próprio corpo. Resultaram destes encontros vários vídeos filmados pelas próprias crianças e inquietações sobre a inserção do audiovisual dentro da Educação Infantil e do resto da Educação Básica. Ao pesquisar e experienciar o audiovisual com crianças pequenas, provocam-se (des)aprendizados no nosso olhar adultocêntrico sobre o mundo e sobre o Outro. Ao assistir vídeos filmados por elas, surge a possibilidade de (re)ver o que estava esquecido ou invisível, de deslocar nossa visão e nossos corpos para um ‘se relacionar com’ mais presente, mais aberto, que se coloca em questão. Portanto, o encontro entre infância e audiovisual é importante como ferramenta de expressão para as crianças, e mais importante ainda como deslocamento do olhar para os educadores adultos. A inserção do audiovisual na Educação Infantil como um encontro com a alteridade, que seja lúdico e transformador, renova as possibilidades das práticas com audiovisual em qualquer espaço que se permita afetar e ser afetado.


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