TENSÃO NARRATIVA E COMPOSIÇÃO VISUAL: Uma aplicação da teoria de Rudolf Arnheim na criação de suspense em imagens em movimento
Resumo
Será proposto neste trabalha uma aplicação de princípios da teoria de percepção - em especial a Gestalt - propostos por Rudolf Arnheim no estudo do efeito de suspense em filmes. Nos aprofundaremos em estudos sobre construção do suspense, tanto como ferramenta narrativa quanto como efeito psicológico, a partir de autores como Noel Carroll, Alfred Hitchcock, Moritz Lehne e Stefan Koelsch. Depois investigaremos qual era a visão de Arnheim sobre o cinema e quais são o fundamentos da psicologia da forma de acordo com esse autor. Dessa maneira, iremos propor um esboço de modelo unificado de análise entre essas duas linhas teóricas e aplicaremos algumas das observações desenvolvidas no trabalho em um exemplo fílmico (Halloween, de John Carpenter). Observaremos como esse o filme clássico de suspense se utiliza de princípios essenciais destacados por esses autores aqui citados para construir suspense, levando-se em consideração o papel essencial do espectador nesse processo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.