OS FILMES DE JEAN-MARIE STRAUB E DANIÈLE HUILLET: DEFININDO E DISCUTINDO A PEDAGOGIA STRAUBERIANA

Alice Furtado Mendonça

Resumo


Estabelecendo como horizonte o conceito de pedagogia strauberiana introduzido pelo crítico Serge Daney, esta pesquisa pretende discutir a concepção e o método cinematográficos de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet a partir da análise de importantes instâncias de seu processo de realização, como o trabalho com o ator e o texto, os parâmetros que regem a definição dos enquadramentos, a opção por uma determinada forma de gravação de som, e finalmente o que se busca através da montagem. Concluindo essa investigação sobre uma possível postura pedagógica por trás do trabalho dos cineastas, discutiremos o lugar do espectador dentro desse projeto de cinema. A pesquisa se apoiará em entrevistas, artigos e ensaios sobre a obra de Straub-Huillet, sempre com a preocupação de confrontá-los com a análise de alguns filmes que consideramos exemplares para os aspectos que escolhemos discutir.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.