CURADORIA E ACESSO NA PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL Um estudo de caso do Centro Técnico Audiovisual

Suzana Torres Corrêa

Resumo


As imagens em movimento, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, aCiência e a Cultura (UNESCO), possuem valor cultural, educativo, artístico, científico ehistórico e enquanto tais formam parte do patrimônio cultural de uma nação. Por isso, devemser preservadas e tornadas acessíveis. As instituições responsáveis por estas atividades nãodevem ter ânimo de lucro. Partindo dessas instituições, tentarei explicar a importância detornar acessíveis os materiais fílmicos ali preservados, descrevendo as inúmeras tarefasnecessárias para que isto ocorra. Entretanto, essas tarefas (que vão da prospecção até arestauração das obras audiovisuais), assim como o próprio acesso, não podem ser feitas dequalquer maneira, sendo necessário empreender pesquisas intensas para conhecer a fundo ahistória, estéticas e tecnologias envolvidas na criação de cada obra audiovisual. Todo esteconhecimento deve, então, ser aplicado ao trabalho desenvolvido interna e externamente aoarquivo, ou seja, na manutenção dos objetos preservados dia-a-dia e na disponibilização dosmesmos ao público. Todo esse trabalho de contextualização – também chamado “curadoria” –é entendido atualmente como indispensável ao trabalho de preservação e acesso das imagensem movimento. Tomando como base uma bibliografia específica sobre o assunto, buscaremosilustrar a aplicação desse trabalho de curadoria ao acesso dado aos materiais preservados pelasinstituições de conservação fílmica e, como exemplo, analisaremos o arquivo do CentroTécnico Audiovisual (CTAv/SAv/MinC).

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