E O OSCAR FOI PARA... Entendendo o Maior Prêmio Cinematográfico Mundial e Sua Relação com a Cinematografia Brasileira.
Resumo
Tendo como ponto de partida uma rica bibliografia predominantemente em língua inglesa, relacionada a materiais publicados em diversos periódicos brasileiros, fontes eletrônicas virtuais (páginas na Internet e banco de dados em CD-ROM) e, ainda, imagens em vídeo; procedeu-se com um estudo da cerimônia de premiação popularmente conhecida como Oscar®, promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1929 e que, em 2008, completou 80 edições. Investigou-se inicialmente a Academia enquanto instituição, partindo do contexto de sua fundação e passando por seus objetivos, atividades, composição, sistemática e funcionamento; constatando-se vastas contribuições protagonizadas pela mesma na área cinematográfica em diferentes níveis e esferas; tal qual suas características falhas e questionáveis no tocante a uma organização internacional. Em seguida buscou-se realizar um levantamento historiográfico das ocasiões em que elementos brasileiros estiveram referenciados nas cerimônias de premiação promovidas pela mesma, seja através da indicação nominal de profissionais ao prêmio ou pela presença de características tipicamente nacionais em suas cerimônias anuais e/ou em produções estrangeiras; constatando-se que tal
participação teve início já na primeira década de existência do evento, impulsionada por uma política externa do governo norte-americano promovida com o intuito de aproximar os países
da América Latina e garantir seu apoio na época da Segunda Guerra Mundial. Por fim, desenvolveu-se uma análise da repercussão de tal acontecimento no Brasil, tanto a partir dos veículos de comunicação em massa [especialmente jornais e televisão], quanto no específico meio cinematográfico brasileiro, com a repercussão de tais reconhecimentos entre os profissionais da área. Descobriu-se um tratamento gradualmente crescente por parte da mídia a partir do final da década de 1960, reforçada na década de 1980 por fatores co-relacioandos ao acontecimento e potencializada nas ocasiões em que filmes brasileiros estiveram entre os indicados. No campo cinematográfico nacional, constatou-se uma diversidade de opiniões a respeito do objeto de estudo deste trabalho ao longo das décadas, basicamente divididas entre aqueles que valorizam-no ou desprezam-no.
participação teve início já na primeira década de existência do evento, impulsionada por uma política externa do governo norte-americano promovida com o intuito de aproximar os países
da América Latina e garantir seu apoio na época da Segunda Guerra Mundial. Por fim, desenvolveu-se uma análise da repercussão de tal acontecimento no Brasil, tanto a partir dos veículos de comunicação em massa [especialmente jornais e televisão], quanto no específico meio cinematográfico brasileiro, com a repercussão de tais reconhecimentos entre os profissionais da área. Descobriu-se um tratamento gradualmente crescente por parte da mídia a partir do final da década de 1960, reforçada na década de 1980 por fatores co-relacioandos ao acontecimento e potencializada nas ocasiões em que filmes brasileiros estiveram entre os indicados. No campo cinematográfico nacional, constatou-se uma diversidade de opiniões a respeito do objeto de estudo deste trabalho ao longo das décadas, basicamente divididas entre aqueles que valorizam-no ou desprezam-no.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.