A FACE OBLÍQUA DA NOVA ONDA GREGA: Alegorias políticas contemporâneas

Victor José Ferreira Narciso

Resumo


Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar três obras do cinema contemporâneo grego, Dente canino, Alpes e Attenberg, filmes que se destacaram no cenário internacional ao conter narrativas e atuações oblíquas justamente no momento onde a Grécia enfrentava sua maior crise socioeconômica pós-ditadura. Relacionando esse novíssimo cinema a três filmes da filmografia de Theo Angelopoulos, Viagem a Cítera, Paisagem na neblina e A Eternidade e um dia, a busca é investigar não só quais seriam as características sociais e políticas que influenciaram essa estética, mas retomar também as temáticas que se expressavam como inquietantes já no cinema moderno de Angelopoulos, como a importância da constituição familiar e a identidade nacional e pessoal. Baseando-se no texto de Ismail Xavier sobre as alegorias históricas, a busca é compreender também como se constrói o discurso alegórico nesses filmes, repensando o próprio significado do termo na contemporaneidade.

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